quarta-feira, 30 de julho de 2014

Aprenda a cuidar dos lábios ressecados

  • Entre os responsáveis pelo ressecamento dos lábios estão o ar condicionado, o frio, o vento e a obstrução nasal
Além de ser mais fina do que em outras regiões, a pele dos lábios está sempre exposta, e acaba sofrendo traumas com mais facilidade. Para combater o problema, o jeito é adotar uma rotina de cuidados, especialmente quando a temperatura cai.
Entre os responsáveis pelo ressecamento dos lábios nesta estação estão o ar condicionado, o frio e o vento, que atingem em cheio o rosto. Em baixas temperaturas, a desidratação ainda pode ser agravada pela obstrução nasal, que obriga a respirar predominantemente pela boca. Hábitos como passar a língua pela boca frequentemente também comprometem a saúde dos lábios. Apesar de parecer reconfortante para quem está sofrendo com rachaduras, o gesto piora o ressecamento. Além disso, algumas enzimas presentes na saliva podem favorecer o aparecimento de uma inflamação local.
O cigarro é outro vilão, já que diminui a irrigação no local. Quem fuma acelera a degradação do colágeno dos lábios. Com isso, também aparecem aquelas rugas verticais ao redor da boca. Alimentos muito ácidos, apimentados e bebidas quentes também estão na lista de itens que devem ser evitados, assim como cosméticos formulados com ativos sintéticos. Batom ou gloss com corantes como eosina e fluoresceína, fragrâncias sintéticas e parabenos, podem provocar ardência, rachaduras e os lábios mais ásperos.

A descamação dos lábios é o sinal de que é preciso tratar a desidratação e, por mais tentador que pareça, puxar estas pelinhas só agrava a situação. Quem faz isso machuca ainda mais a região e abre uma porta para a entrada de bactérias, fungos e vírus, principalmente o da herpes. Nesse caso, o primeiro passo é hidratar de dentro para fora, ingerindo dois litros de água por dia, no mínimo.
Outro cuidado importante é caprichar nos hidratantes labiais. Procure nos rótulos as fórmulas que contenham  alguns destes ativos: dexpantenol, ceramidas, vitamina E e A, bisabolol, manteiga de karité, manteiga de cacau, ácido hialurônico, silicones e cera de abelhas. A aplicação destes produtos deve ser feita sem moderação, várias vezes ao longo do dia, já que ao comer, beber e falar removemos progressivamente os ativos em contato com os lábios. 
 Os raios solares, em excesso, também danificam a semimucosa labial e diminuem as células de defesa, predispondo ao herpes labial, entre outras doenças. Brilhos labiais também ajudam, à medida que formam um filme protetor nos lábios, impedindo a perda rápida de água.

Eu tenho uma rotina de cuidados, mas meu problema com o ressecamento é muito além de um dia frio. Eu não moro em um lugar frio, pelo contrario no Pará faz muito calor. Eu tenho ictiose e por isso minha pele é toda ressecada, os lábios as mãos e os pés principalmente. Isso exige um cuidado muito maior. Quando ressecado meus lábios despelam muito, ai na foto vocês  podem ver fica umas rachaduras.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Compartilhar

Twitter Facebook Google Plus LinkedIn RSS Feed Email Pinterest

Ádria Belém

Ádria Belém

Chat

Postagens populares

Seguidores

Ádria Belém. Tecnologia do Blogger.

Copyright © Eu & MakeUp | Traduzido Por: Ádria Belém -